"Maria Kabaça é uma celebração da mulher minhota, também tecedeira, bordadeira e criadeira de roupas e filhos entre linhas e pontos(...)"
O Conceito
“Maria Kabaça é uma celebração da mulher minhota, também tecedeira, bordadeira e criadeira de roupas e filhos entre linhas e pontos (a bordar tecidos com flores e outros encantos decorativos, tão chegados aos que não podia comprar). Os bordados eram ainda um ofício e, com a paga recebida pelas manualidades tão aperfeiçoadas, apreçavam as raparigas enfeites de ouro e ampliavam ainda mais o deslumbramento(...)" Marlene Ferraz
A Ideia
Maria Kabaça surgiu em 2010, pelas mãos de Sónia Rodrigues, uma Educadora Social natural de Fontão, Ponte de Lima. A ideia consiste em peças de artesanato inspiradas nos costumes minhotos, mais especificamente nos seus trajes e bordados.
Nas suas cabaças são presença recorrente a Maria e o Manel, um casal tão típico quanto os trajes com que sempre se apresentam. Sónia começou a pintá-los num curso de formação e, a partir daí, a ideia foi um sucesso. Passados mais de dez anos, a marca é já um sucesso, não só nacional, mas também internacional.
A coleção
Para homenagear esta ideia de sucesso, a LethesHome lançou uma coleção cujo nome é bastante auto-explicativo: Maria Kabaça Desde jogos de cama, toalhas e panos as habituais tapetes e almofadas (entre outros), esta coleção celebra as gentes minhotas e as tradições, tal como a sua criadora idealizou.