Deixe-se guiar pelas nossas sugestões e fique a conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer, não se limitando a, como diz o ditado, “ver Braga por um canudo”.
Braga, cidade dos arcebispos
Uma cidade com mais de 2000 anos de história, Braga é uma cidade emergida na sua religiosidade, espírito de cultura e, apesar da sua
idade, nos milhares de espíritos jovens e vibrantes que enchem praças e ruelas com uma energia contagiante.
Cidade universitária, todos os anos chegam novos rostos e um novo fôlego para a transformarem numa grande atração turística e conferirem que, para além de viva,
Braga está mais pulsante que nunca. Deixe-se guiar pelas nossas sugestões e fique a conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer, não se limitando a, como diz o ditado, “ver Braga por um canudo”.
O que visitar?
Centro Histórico de Braga. Na Avenida da Liberdade, também chamada como rua das flores, e na Praça da Républica, encontramos o verdadeiro centro da cidade. Aqui o seu famoso chafariz, os seus prédios centenários e a sua enorme oferta de cafés e restaurantes convidam a passeios e a serões de conversas com amigos. Aqui fica o Theatro Circo, a Leitaria Quinta do Paço (mencionadas mais para a frente), o Jardim de Santa Bárbara, A Brasileira e a Basílica dos Congregados, entre outras atrações. Todas valem a visita.
Santuário do Bom Jesus do Monte. Um monumento que remonta ao século XIV, este santuário é um dos locais mais emblemáticos de Braga. Depois de subir os desafiantes 581(!) degraus da sua monumental escadaria, somos recompensados com uma vista panorâmica para a cidade, um imenso espaço verdejante, fontes e estátuas cuidadosamente preservadas e, qual tesouro escondido, um lago artificial com barcos a remos para os casais poderem desfrutar da natureza apaixonante. Perto encontramos o
Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, de culto mariano, com a sua arquitetura neoclássica imponente que atrai milhares de devotos e curiosos todos os anos.
Rua do Souto. A rua central da noite (e do dia) de Braga, é local de encontro de jovens e estudantes que se mobilizam em massa para a animação noturna proporcionada pelos inúmeros bares, restaurantes e discotecas. Durante o dia, esta rua pedonal proporciona um longo passeio acompanhado de diversas opções de paragem – desde grandes estabelecimentos e lojas tradicionais a cafés com esplanada alargada -, fazendo desta a principal zona comercial da cidade. A rua termina no icónico Arco da Porta Nova, edificação que tornou popular a expressão para quem deixa uma porta aberta: “És de Braga?”.
Igreja de Santa Cruz. Localizada perto do centro, esta igreja é notória pela sua arquitetura barroca maneirista, com fachadas em pedra muito trabalhada, pela beleza do seu interior ornamentado com muito riqueza e detalhe, e pelas suas lendas. Quem a visita fica a perguntar-se onde estão os galos. Porquê? “Diz a lenda que moça casadoira que se preze tem de ver os 3 galos da Igreja de Santa Cruz – caso contrário, corre risco de não concretizar o tão sonhado casamento. Dois já cá cantam, e damos alvíssaras a quem descobrir o terceiro, o verdadeiro quebra-cabeças”, explica-nos o site vagamundos.pt.
Sé de Braga. A Catedral da cidade é um dos pontos turísticos principais. A sua construção, de estilo gótico, barroco e romano, remonta ao ano de 400 e o seu interior continua a impressionar quem a visita, com a sua sumptuosidade, talha dourada e dois órgãos colossais ainda em funcionamento. Aconselha-se a visita não só à Sé mas também ao seu museu, onde se encontra a cruz da primeira missa celebrada no Brasil, levada e trazida por Pedro Álvares Cabral.
Arcoense | Restaurante, Braga | All About Portugal
Onde comer?
Em Braga podemos saborear vários pratos representativos da riqueza gastronómica do Minho. O famoso bacalhau à Braga (ou à Narcisa), Rojões à minhota, Arroz de pato à moda de Braga, Papas de sarrabulho, Arroz “pica no chão” ou cabrito assado; estes são alguns exemplos do que pode provar (e, certamente, repetir) nas mesas de restaurantes bracarenses.
Arcoense. Conhecido pelo uso de produtos da terra, alguns próprios da casa, somos presenteados com rojões ou cozido à portuguesa, bem como com cataplana de Robalo com amêijoa ou polvo grelhado. Todos as opções da ementa respeitam a confeção da cozinha minhota, num ambiente moderno e muito aconchegante.
Kartilho. Segundo o próprio site, o Kartilho trata-se de “um espaço onde os vinhos nacionais têm elevado destaque, uma garrafeira com mais de 300 referências, uma cozinha simples, onde se pretende do pouco se fazer muito, um espaço para apaixonados de carne, maturação feita “in loco”, raças e cortes diferentes... “. Aqui a carne é aposta sugerida e a alargada oferta de vinhos cria a atmosfera perfeita para se perder no paladar que só no Minho é possível conseguir.
O Filho da Mãe. Um espaço que traz os sabores da América do Sul e os funde com a cozinha tradicional portuguesa. De destacar os Ceviches peruanos, os Patacones colombianos ou as Empadas argentinas. No seu conceito, deixe-se aventurar por um mundo novo de sabores e aproveite ainda por acompanhar a refeição com uma carta de vinhos igualmente internacionais. Para espíritos ousados e aventureiros.
Tia Isabel. Aqui os assados são reis. Da vitela ao cabrito, acompanhados com arroz, batata e grelos, prioriza-se o sabor regional e dá-se a conhecer, orgulhosamente, o que se faz há décadas nas cozinhas bracarenses. Pode ainda optar pelo Bacalhau à Braga e as Papas de sarrabulho ou, se se quiser certificar da frescura da sua refeição, pelos mariscos expostos no aquário da sala central.
Bacalhau Recheado à Moda de Braga – Foto de Tia Isabel, Braga - Tripadvisor
Theatro Circo - Braga | All About Portugal
Para amantes da Cultura
Theatro Circo. Esta é a sala de espetáculos e o epicentro da cultura bracarense. Acompanhou a evolução do cinema e trouxe sempre exemplos audiovisuais premiados, numa oferta alternativa ao
mainstream de outros locais. No seu cartaz podemos ainda aproveitar sessões de ópera, teatro, musicais, exposições, entre outros, e deixarmo-nos ainda mais envolver pelo seu espírito cultural “genético” com o seu museu, a livraria e o intimista café-concerto.
Altice Forum Braga. Área polivalente, “
vocacionado para a realização de feiras, exposições, congressos e outros eventos de carácter sócio-cultural, científico, recreativo e desportivo e todo o tipo de espetáculos de âmbito recreativo e de entretenimento”. Visite a agenda cultural da cidade e aproveite alguma sessão de cinema ou exposição que estejas a decorrer no(s) dia(s) da sua visita, deixando-se maravilhar pelas sua dimensão, design moderno e oferta cultural de todo o género.
Museu da Imagem. Fundado em 1999, o museu surgiu com o propósito de recolher e preservar a memória visual de Braga. Contém um espólio de 210 mil películas antigas e diversas máquinas fotográficas históricas, trata-se de um autêntico paraíso para fotógrafos e entusiastas da fotografia. Em 30 minutos pode ficar a conhecer as suas 50 salas diferentes, divididas em 3 andares, e aprender um pouco mais sobre a história da cidade.
Onde dormir?
Deixamos uma lista dos melhores hotéis e
guesthouses para poder pernoitar na “Cidade dos Arcebispos” e poder conhecê-la com mais calma e tempo e não perder pitada da riqueza e hospitalidade que Braga têm para lhe oferecer.
- Hotel do Parque
- Hotel Bracara Augusta
- Domus 26 Guesthouse – B&B
- Cathedral Guesthouse
- Melia Braga Hotel
- Hotel Dona Sofia
- Sweet Home Braga Hostel & Guest House
Meliã Braga Hotel & Spa | Technal PT