Neste guia asseguramos a sua passagem e estadia no Porto como uma experiência inesquecível, e com a certeza de lhe dar a conhecer a beleza que esta famosa cidade esconde nas suas ruelas
Porto, cidade invicta e confluente do rio Douro, é a segunda maior cidade do país e é já um dos maiores destinos turísticos da Europa. A sua história, multiculturalidade, belas paisagens e boa comida, são por si só sinais de hospitalidade, sendo prova disso ter sido distinguido três vezes como Melhor Destino Europeu pela European Best Destinations.
A Letheshome, presente no Porto desde 2007, na Rua Sá da Bandeira, tem uma forte e natural ligação com a cidade e as suas gentes. A sua beleza inspirou algumas coleções da marca e impulsionou a um projeto recente, de grande sucesso, com a Letheshome Apartments, algo que falaremos mais para a frente.
Neste guia asseguramos a sua passagem e estadia no Porto como uma experiência inesquecível, e com a certeza de lhe dar a conhecer a beleza que esta famosa cidade esconde nas suas ruelas, as quais a UNESCO declarou como Património da Humanidade.
Crítica de Fernando Melo: Brasão Cervejaria Foz, no Porto (evasoes.pt)
Os Melhores restaurantes para experimentar a famosa Francesinha
Brasão Cervejaria. Localizada ao lado do Coliseu do Porto e com capacidade para 250 clientes, este espaço tem como especialidade a sua Francesinha no forno e dezenas de cervejas artesanais para acompanhar. Para vegetarianos, o Brasão tem também a opção da Francesinha de Vegetais e Beringela Recheada.
O Afonso. Tido para muitos como donos da melhor Francesinha da cidade, este restaurante é também notório pelo seu mini-museu Ayrton Senna, onde a lenda da Fórmula 1 é figura de destaque por todo o espaço.
Café Santiago. Com ingredientes vindos diretamente do Bolhão, tudo nesta francesinha é artesanal e feito para agradar a todos os tipos de público. E, segundo a sua proprietária, Isabel Ferreira, “o segredo está no molho”.
Lado B. Aqui temos um espaço Vegan Friendly. Para que a experiência seja agradável e inclusiva para todos, sem exceção, o Lado B serve, para além das tradicionais francesinhas, opções vegetarianas e até vegans do seu famoso. O molho é também vegetariano.
Os melhores restaurantes para experimentar Tripas à Moda do Porto
O Líder. Segundo Manuel Moura, o proprietário, "a touca e o estômago do animal, mão de vaca, feijão branco, cenoura, refogado com cebola, bacon e toucinho fresco, chouriço, bom azeite, sal, pimenta e cominhos", nada disto pode faltar na receita.
O Buraco. Também conhecida pelo peixe fresco, são as tripas, de longe, o prato forte desta casa que conta com mais de 40 anos de história e clientes conquistados.
Flor dos Congregados. Uma antiga casa de pasto transformada num restaurante acolhedor e onde as carnes são o ponto forte. Num dos restaurantes mais antigos do Porto, com mais de 160 anos e “1001 receitas ancestrais”, para além das tripas, pode optar pela chanfana, pelo cabrito assado no forno ou os rojões à minhota.
Flor dos Congregados | Restaurante, Porto | All About Portugal
Os melhores bares e caves para degustação de Vinho do Porto
Wine Quay Bar. A 10 minutos a pé da Estação de São Bento encontramos um pequeno bar junto da ponte Luiz I, do lado oposto ao das caves de Gaia. Para além do vinho do Porto, encontramos uma seleção especial de vinhos portugueses do Douro, de vinhos verdes e do Alentejo. O copo varia entre os 2,5€ e os 7€.
Prova. Na mesma zona temos um local perfeito para uma saída a dois. Para além da sua lista cuidadosamente selecionada de vinhos, o queijo é acompanhamento obrigatório e o ambiente intimista ajuda a criar o clima ideal para um encontro inesquecível.
Cave Calém. Uma das mais conhecidas caves de vinho do Porto. A experiência inclui a passagem por um museu interativo, uma visita de grupo às caves e termina com uma prova de vinho do Porto na sala principal ou terraço.
Cave Graham’s. Outra casa de renome do mundo do vinho do Porto, a Graham’s oferece uma visita repleta de elegância, glamour e tranquilidade. Ideal para quem quer evitar confusões e ter uma experiência mais relaxada. A visita às suas caves termina com uma prova de vinhos na sua sala principal, com uma vista privilegiada para o Rio Douro.
Restaurantes classificados no Guia Michelin
Para uma experiência mais luxuosa e gourmet, estes espaços são conhecidos pela excelência culinária e pela preservação da gastronomia típica da região, enquanto alguns tipos de cozinha capricham também na divulgação de novas culturas e sabores. Deixamos uma seleção de restaurantes que receberam a mais honrosa das menções a nível mundial:
- Cantinho do Avillez
- Gruta
- Euskalduna Studio
- Antiqvvm
- In Diferente
Novo restaurante do Porto é de uma mulher de armas (evasoes.pt)
Café Majestic: um pedaço da Belle Époque no coração do Porto - Porto Secreto
Os Cafés históricos do Porto
Majestic. O café mais visitado e fotografado da cidade, aberto desde 1921 na sempre movimentada Rua de Santa Catarina. Para além da sua arquitetura única, o sítio é famoso pelas suas rabanadas e chás de várias origens. Podemos ler no seu site: “Mais do que um café, o Majestic conta a história do Porto. O Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias. O Porto da ‘Bélle Époque’, dos escritores e dos artistas”.
Guarany. Também conhecido como o café dos músicos, o Guarany tem as suas inspirações nas tribos da América Centro/Sul e tem como pontos fortes o seu serviço requintado, as suas noites de fado e a sua decoração artística e tradicional.
Onde dormir?
Para pernoitar na cidade aconselhamos a Letheshome Apartments. Situada na rua Sá da Bandeira, perto de tudo – com a Avenida dos Aliados a dois minutos, e o Mercado do Bolhão e o Coliseu a 300 metros – é o sítio ideal para descansar do seu primeiro dia de visita à cidade e recarregar energias.
Ao todo são 9 apartamentos decorados com toda a primazia dos produtos Letheshome, com WiFi grátis, estacionamento e serviços de compras e lavandaria ao seu dispor. Para além disso, prometemos que o pão quente pela manhã vai deixá-lo ainda mais rendido.
O que visitar?
Livraria Lello. Este espaço de design neogótico, de escadarias imensas e uma coleção de livros de várias épocas diferentes, atrai milhões de turistas por ano e está consagrada como uma das mais belas e emblemáticas livrarias do mundo por meios de comunicação globais como a “CNN”, o jornal “The Guardian”, a revista “Time” e a editora de guia de viagens “Lonely Planet”.
Mercado do Bolhão. O mais famoso e emblemático da cidade, este mercado remonta a 1839 e é vocacionado para produtos frescos, mais propriamente produtos alimentares, que servem os negócios e a população tripeira. O espaço foi reaberto recentemente, com ainda mais vendedores – elegidos em concurso público - e lojas e restaurantes a compor o seu exterior.
O que visitar?
Rua de Santa Catarina. Esta é a zona comercial mais importante da cidade e, como se trata de uma rua destinada apenas a pedestres, a vida é latente em todos os seus metros quadrados. O seu nome advém da Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina, e alberga hoje lojas das mais variadas marcas, vendedores ambulantes e artistas de rua, cafés, restaurantes e todo o mais tipo de comércio.
Ribeira. Situada, como o seu nome indica, à beira rio, a Ribeira do Porto é um dos locais mais importantes a visitar na cidade. De fachadas decoradas e coloridas, os terraços são o lugar perfeito para admirar o rio Douro, a Ponte de Luís I e, do outro lado, a cidade de Gaia, com as suas caves iluminadas, num cenário noturno muito apreciado pelos turistas.
Porto: Rua de Santa Catarina, um passeio de artistas (up.pt)
Visão | 6 caves de vinho do Porto para voltar a visitar (sapo.pt)
O que visitar?
Caves do Vinho do Porto. O vinho do Porto é um símbolo inegável da região e as visitas às Caves servem como experiência tanto cultural quanto gustativa. Para a Time Out “Poderá descobrir a história do Douro e das suas centenárias casas produtoras de vinho do Porto, através de garrafas, barris de carvalho, objectos, pósteres publicitários, mobiliário, azulejos, documentos e museus interactivos. O melhor de tudo? No final da visita, tem direito a provar estes néctares do Douro”.
Igreja do Carmo. Esta igreja, construída na segunda metade do século XVIII e de estilo barroco/rococó, é um dos edifícios mais notórios da cidade portuense. Classificada como Monumento Nacional em 2013, apresenta um património da Ordem do Carmo constituído por pinturas, relíquias, esculturas e vestimentas litúrgicas.
Para os adeptos de animação noturna
Base Porto. Situado ao lado da torre dos clérigos, este bar informal é também um jardim urbano onde, com a natureza de fundo, podemos usufruir de belos momentos com família e amigos, acompanhados de bebidas, cocktails e, muitas vezes, de música ao vivo.
Galerias de Paris. A rua das Galerias de Paris é um locais noturnos mais vivos da cidade. Vários bares e discotecas dão música aos seus clientes e aos que aqui passam, e fazem da Baixa do Porto um local de eleição para os adeptos de festividades noturnas.
HOT FIVE Jazz & Blues Club. Se o seu mood for menos festivo e mais artístico, o Hot Five é o local perfeito para uma noite de boa música e boas energias. Desde 2006 que este clube proporciona concertos intimistas e oferece um ambiente old school, cheio de estilo e classe.
Sugestões culturais e conclusão
Museus: Centro Português de Fotografia, Museu de Serralves, Museu do Carro Elétrico, Casa do Infante, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu Nacional da Imprensa
Teatros e Casas de Espetáculo: Casa da Música, Teatro Sá da Bandeira, Teatro Rivoli, Casa das Artes, Coliseu do Porto, Hard Club, Maus Hábitos, Teatro Nacional São João
Não faltam razões para visitar esta maravilhosa cidade. Seja pela sua comida, pela hospitalidade das suas gentes ou pelos inumeráveis pontos de interesse que merecem ser conhecidos e apreciados, a Invicta é dona de um charme único, onde o antigo se funde com o contemporâneo, e quem a visita acaba sempre por querer voltar. Parte do Porto fica com quem o conhece e não se admire se, mais tarde, e bem ao jeito portuense, quiser novamente “laurear a pevide”, “encher a mula” e exclamar “carago, que cidade especial!”.