As gentes minhotas são ricas em tradição, festas e simbolismos históricos. Exemplo maior é o símbolo do Coração de Viana que, mais do que propriedade minhota, é já tesouro nacional e usado fronteira fora.
O famoso Coração de Viana
As gentes minhotas são ricas em tradição, festas e simbolismos históricos. Exemplo maior é o símbolo do Coração de Viana que, mais do que propriedade minhota, é já tesouro nacional e usado fronteira fora, um pouco por todo o mundo, em forma de brincos, colares, estampados em peças de vestuário ou decoração, e em muitos outros. O famoso Coração é, hoje em dia, mais do que uma representação da nossa praça, é parte da identidade portuguesa para si e para o resto do mundo.
A história
Mais do que uma imagem para sempre presente no nosso imaginário cultural, o Coração de Viana é agora um símbolo da nossa terra e das nossas origens. O coração esteve sempre aliado a uma conotação altamente religiosa e era tido como a representação da vida, do amor, da fraternidade, do divino... é por isso que os santos - personificações destes valores - tem muitas vezes, na sua imagem, o coração "do lado de fora" do peito. Atribui-se, mais concretamente, a origem do Coração de Viana à ambição da rainha D. Maria I em prestar homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, ao qual mandou cunhar o símbolo em ouro como agradecimento pelo filho varão que concebeu, e nele mandou timbrar as grandes condecorações do país: as Ordens de Cristo, de Santiago e de Avis. Estávamos no século XVIII.
A história
O Viana no seu nome foi uma convenção do tempo, a sua utilização está espalhada por todo o Minho - Alto e Baixo - e está presente em diversos ofícios artesanais. Como atributo maior que é, dos trajes e do ouro que a mulher vianense carrega, o Coração está frequentemente acompanhado dos também famosos brincos rainha, os colares de contas, as arrecadas e argolas, entre tantas outros elementos do Traje à Vianeza.
A arte e as coleções
Conhecido pela sua tipicidade, imagem distinta de um legado de cultura e tradição, este coração de coroa, repleto de fios de filigrana, já não é só um símbolo religioso: é amor e história. E arte! E como numa casa portuguesa não pode faltar tradição, a Letheshome criou as coleções IS Viana, Minho e Tradições, onde não faltam os elementos distintos das gentes minhotas e dos seus lendários costumes.