Histórias

Os Tapetes de Sal, das ruas de Viana para a sua casa

por admin em Jul 29, 2022

Os Tapetes de Sal, das ruas de Viana para a sua casa

Todos os anos a tradição cumpre-se nas ruas de Viana: habitantes e visitantes admiram o trabalho de centenas de voluntários que criam, da noite para o dia, literalmente, os famosos Tapetes de Sal.

A tradição

Todos os anos a tradição cumpre-se nas ruas de Viana: habitantes e visitantes admiram o trabalho de centenas de voluntários que criam, da noite para o dia, literalmente, os famosos Tapetes de Sal, um tributo à Romaria, à Senhora da Agonia e às artes piscatórias vianenses.
Como já é habitual, as famosas festas em homenagem à padroeira dos pescadores, a Srª da Agonia, trazem consigo uma das suas marcas mais icónicas: os Tapetes Floridos.

A história

Confecionados desde 1968 e preparados com flores e toneladas de sal colorido, os Tapetes de Sal embelezam várias ruas junto à Ribeira de Viana do Castelo, num habitual enfeite alusivo às gentes da cidade, à padroeira e, claro está, à pesca.

Os desenhos espalhados no chão representam desde a Srª da Agonia, varinas, barcos, redes e outros elementos relativos à pesca, símbolos de cada freguesia do Concelho de Viana do Castelo, flores, conchas e outros ornamentos tipicamente minhotos.

A coleção

Estas autênticas obras de arte, que muitas mãos obreiras requerem - sempre na noite de 19 para 20 de agosto -, e muitos visitantes mobilizam à cidade, são uma das inspirações para a nossa nova coleção, mais especificamente para os designs d' Ribeira é Linda, A Pesca e para, com o título bastante autoexplicativo, Os Tapetes de Sal.

Esta coleção, O Mar e a sua Gente, traz consigo elementos presentes nas festividades da nossa cidade, bem como da história e da tradição minhotas. Trata-se de um tributo a algumas das personagens mais distintas da nossa praça, desde Os Pescadores às Varinas Floridas, à arte da Pesca e aos seus costumes, tão típicos e tão nossos.